Igreja do Carmo

Braga

Igreja do Convento do Carmo localiza-se na cidade de Braga, e faz parte do Convento dos Carmelitas. O atual edifício começou a ser edificado em 4 de novembro de 1654, e a ser utilizado no ano seguinte.


Em 1898, a fachada da primitiva igreja estava muito degradada e em 1906 ameaçava ruína, pelo que se iniciaram obras de restauro entre 1908 e 1911 que alteraram profundamente a fachada do edifício, num projeto do arquiteto João de Moura Coutinho de Almeida e Eça.


Mais recentemente começaram as obras de recuperação no interior, com a substituição dos azulejos em tons azuis de padrão geométrico de inspiração floral que estavam danificados, tendo a Diera desenvolvido uma solução personalizada de colagem, específica para os requisitos da obra.


A solução desenvolvida foi uma cola de base cal, utilizada no processo de recolocação dos azulejos. A solução de colagem pouco agressiva foi desenvolvida tendo em mente a eventual necessidade de intervenções de restauro e limpeza no futuro, e permite uma fácil remoção dos azulejos, evitando assim danos às peças de elevado valor patrimonial.





Recuperar login