Aldeia de Trevões

São João da Pesqueira

Localizada no concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu, a aldeia de Trevões é uma povoação com cerca de 21,55 km² de área e 540 habitantes (2011) que faz parte do roteiro das Aldeias Vinhateiras do Douro.


Esta aldeia possui edifícios classificados como imóveis de interesse público e monumentos nacionais, como reflexo da sua outrora importância política na região, tendo sido sede de concelho entre o séc.XII e o séc. XIX, e constitui atualmente um interessante pólo turístico da região vinhateira do Douro, pela paisagem em que se insere e pela sua arquitectura que atravessa diversas épocas e estilos.


Em 2001 nasceu o projecto das Aldeias Vinhateiras do Douro, com o objetivo de recuperar várias aldeias do Douro Vinhateiro, através da revitalização socio-económica, da fixação da população, da reabilitação dos espaços públicos, do fomento da cultura popular, e do reforço da promoção turística do Douro. Na sequência deste projeto em 2007 foi feita a reabilitação da aldeia de Trevões, num um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros que incidiu na recuperação de cerca de 40 fachadas e cobertura de casas e na repavimentação de estradas e beneficiação de arruamentos.


Durante o processo de recuperação das fachadas as soluções de reabilitação Diera foram amplamente utilizadas, com o barramento armado com rede com a argamassa de revestimento final DIERA RV FINO, e a utilização do promotor de aderência ADITEK P e da argamassa micronizada DIERA TC ESTUQUE PLUS para conferir um acabamento liso à base de cal.


SOLUÇÕES UTILIZADAS


DIERA RV FINO 

Argamassa de revestimento final, areado, com elevada resistência à penetração de água e dureza, desenvolvida para a reabilitação de rebocos hidráulicos novos e antigos de base cimentícia que apresentem fissuração aleatória com origem na retração das argamassas. Produto específico para barramentos armados de reabilitação.


DIERA TC ESTUQUE PLUS 

Argamassa micronizada de cor branca para aplicação em suportes de base cimentícia e de reboco base cal.


Para aplicação em paredes e tetos, no exterior. Confere acabamentos lisos e possui excelente consumo (0,3 a 0,6 Kg/m2/mm) e baixo tempo de secagem (3 a 4 horas).


Disponível em sacos de 15 Kg.


ADITEK P 

Primário destinado a promover a aderência sobre suportes críticos, prolongar a durabilidade da coesão suporte / revestimento e aumentar a aderência quando se aplica uma cola de construção.


Utiliza-se como ponte de união em bases cimentícias, antes da aplicação de colas de construção ou argamassas de reboco, em suportes com ou sem absorção, em superfícies novas ou antigas, no interior ou exterior.





Recuperar login