CONVENTO DE ALPENDURADA

Marco de Canavezes

Convento de Alpendurada é um convento beneditino datado do século XI, anterior à fundação da nacionalidade, situado na freguesia de Alpendurada e Matos, no concelho de Marco de Canavezes.


É um dos raros edifícios em Portugal datados dessa época que manteve os traços originais graças a diversas obras de restauro. Atualmente transformado num Hotel de luxo, as antigas celas, que serviram em tempos de dormitório para os frades beneditinos, foram transformadas em quartos de hóspedes.


O processo de restauro das paredes exteriores da igreja, bastante degradadas, implicou a remoção total do revestimento existente, e a aplicação de uma rede de arame galvanizado hexagonal (rede de galinheiro) nos suportes, fixada com pregos galvanizados, e aplicação de ADITEK P para consolidação da superfície, e posterior revestimento com argamassa de base cal DIERA RV CAL BASE PRO numa espessura máxima de 40 mm, em duas camadas.


SOLUÇÕES UTILIZADAS

ADITEK P 

Primário destinado a promover a aderência sobre suportes críticos, prolongar a durabilidade da coesão suporte/revestimento e aumentar a aderência quando se aplica uma cola de construção.


Utiliza-se como ponte de união em bases cimentícias, antes da aplicação de colas de construção ou argamassas de reboco, em suportes com ou sem absorção, em superfícies novas ou antigas, no interior ou exterior.


DIERA RV CAL BASE PRO 

Argamassa técnica à base de cal especialmente concebida para a reabilitação e conservação do edificado, que garante a proteção das alvenarias na qual irá ser aplicada.


É uma argamassa de reabilitação de rebocos antigos, formulada de forma a respeitar as caraterísticas das alvenarias já existentes, devendo ser aplicada segundo os processos tradicionais.


Indicada para revestir paramentos verticais exteriores e interiores, tais como: Pedra; Tijolo/Adobe; Tabique.


VANTAGENS

- Para reabilitação de alvenarias antigas;

- Produto ecológico de base cal;

- Excelente durabilidade;

- Acabamento areado ou liso;

- Boa trabalhabilidade;

- Para complementar suportes de base cal.





Recuperar login