CONVENTO DE AVESSADAS

Marco de Canaveses

O Convento de Avessadas é um edifício de cariz religioso, pertencente à Ordem dos Carmelitas Descalços,  construído entre 1960 e 1961. O edifício é constituído por dois corpos iguais (Casa do Noviciado e o Santuário do Menino Jesus de Praga) separados pela Igreja do Santuário, e nasceu nos terrenos da Quinta da Mória em Avessadas.


Em 2015 iniciaram-se as obras de renovação das paredes exteriores, com a aplicação de Diera TC R4 para a consolidação e reparação da estrutura, e o barramento armado em rede com o cimento cola Diera TH Therm.


Posteriormente aplicou-se a argamassa de revestimento final Diera RV Fino Branco, tendo o acabamento sido executado com a aplicação da tinta térmica Diera Tinta Ecotherm.


Esta intervenção insere-se num vasto rol de obras de reabilitação urbana, destacando-se ainda as intervenções realizadas no Palácio do Raio, Quinta dos Ingleses e Universidade Católica do Porto, entre muitas outras.


SOLUÇÕES UTILIZADAS


DIERA TC R4 

Argamassa monocomponente tixotrópica com fibras, para a reparação da integridade estrutural do betão armado classe R4, preenchimento de vazios, fissuras, lacunas de revestimento, cantos de pilares, e regularização de superfícies de betão ou argamassa. Possui alta fluidez, elevadas resistências mecânicas e à carbonatação,  sendo permeável ao vapor de água.


DIERA TH THERM 

Cimento cola monocomponente de ligantes mistos com tempo aberto alongado e deslizamento reduzido, indicado para colagem e barramento em isolamento térmico com poliestireno expandido, extrudido e placas de aglomerado negro de cortiça sobre superfícies novas. Utilizado nos sistemas DIERATHERM e DIERATHERM+ (ETICS), homologados pelo LNEC (DH 932 e ETA 14/0363).


DIERA RV FINO BRANCO 

Argamassa de revestimento final, areado, com elevadas resistência à penetração de água e dureza, desenvolvida para a reabilitação de rebocos hidráulicos novos e antigos de base cimentícia que apresentem fissuração aleatória com origem na retração das argamassas. Produto específico para barramentos armados de reabilitação.


DIERA TINTA ECOTHERM 

Tinta aquosa baseada em resinas acrílicas puras, pigmentos opacificantes, micro esferas de vidro, cargas e aditivos e proporções devidamente equilibradas. Especialmente formulada para aumentar a eficiência térmica do substrato e a proteção e decoração de fachadas no exterior, possui alta resistência à alcalinidade e ao crescimento de fungos. É de fácil aplicação.





Recuperar login