PARQUE TERMAL DAS MURTAS

Amarante

A primeira grande referência histórica à nascente das águas minero-medicinais de Amarante surge em 1726, com referência à Quinta das Murtas, também chamada de «Caldas» em documentos antigos. Em 1893, foi construído um telheiro tosco, ao lado da nascente, e o proprietário da Quinta instalou umas tinas onde se davam banhos. O preço dos banhos de 1.ª classe era de 100 reis, de 2.ª classe de 60 reis. O primeiro Alvará de Concessão data de 1895, tendo passado para a Câmara Municipal de Amarante em 1968, que em 2013 retomou o projeto antigo de construir as Termas.


Esta obra nova lançada pelo Município de Amarante, iniciada em Setembro de 2016 e com data prevista de término em Outubro de 2017, representa um investimento total de cerca de 1,6 milhões de euros, e visa a construção de uma estância termal com capacidade para realizar tratamentos de saúde a 3.600 pessoas por ano e que deverá criar cerca de 30 empregos.


A solução escolhida para as fachadas do edifício foi o adesivo reativo DIERA CL ULTRAFLEX, com excelentes propriedades de impermeabilização, elasticidade, resistência química, e adesão. A aplicação é feita em duas fases: na primeira fase é aplicada a primeira camada para impermeabilização das superfícies, e posteriormente o adesivo DIERA CL ULTRAFLEX é utilizado na colagem de painéis de cortiça à vista com 8 cm de espessura, que irão proporcionar a estabilização térmica do edifício.


O projeto é da autoria do gabinete de arquitetura Pedro Cabral Arquitectos Lda. (http://www.pcarq.pt) e está a ser executado pela construtora João Fernandes da Silva, S.A. (http://www.jfs.com.pt).


SOLUÇÃO UTILIZADA


DIERA CL ULTRAFLEX 

Adesivo reativo melhorado resistente ao deslizamento vertical, com excelente aderência sobre os mais variados suportes utilizados na construção civil (superfícies cimentícias, betão, metal ferroso e não ferroso, madeira, fibrocimento, PVC e linóleo.


Possui ótima durabilidade, resistência química, e elasticidade. Quando aplicado em camada contínua proporciona uma perfeita impermeabilização, evitando também o aparecimento de eflorescências.






Recuperar login