Aldeia de Trevões

São João da Pesqueira

Localizada no concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu, a aldeia de Trevões é uma povoação com cerca de 21,55 km² de área e 540 habitantes (2011) que faz parte do roteiro das Aldeias Vinhateiras do Douro.


Esta aldeia possui edifícios classificados como imóveis de interesse público e monumentos nacionais, como reflexo da sua outrora importância política na região, tendo sido sede de concelho entre o séc.XII e o séc. XIX, e constitui atualmente um interessante pólo turístico da região vinhateira do Douro, pela paisagem em que se insere e pela sua arquitectura que atravessa diversas épocas e estilos.


Em 2001 nasceu o projecto das Aldeias Vinhateiras do Douro, com o objetivo de recuperar várias aldeias do Douro Vinhateiro, através da revitalização socio-económica, da fixação da população, da reabilitação dos espaços públicos, do fomento da cultura popular, e do reforço da promoção turística do Douro. Na sequência deste projeto em 2007 foi feita a reabilitação da aldeia de Trevões, num um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros que incidiu na recuperação de cerca de 40 fachadas e cobertura de casas e na repavimentação de estradas e beneficiação de arruamentos.


Durante o processo de recuperação das fachadas as soluções de reabilitação Diera foram amplamente utilizadas, com o barramento armado com rede com a argamassa de revestimento final DIERA RV FINO, e a utilização do promotor de aderência ADITEK P e da argamassa micronizada DIERA TC ESTUQUE PLUS para conferir um acabamento liso à base de cal.

saber mais ++

DIERA WOODGARD

VERNIZ AQUOSO PARA PROTEÇÃO E EMBELEZAMENTO DE ELEMENTOS DE MADEIRA NO INTERIOR E EXTERIOR

Verniz aquoso formulado à base de dispersão acrílica e uma nova tecnologia de nanopigmentos, pelo que as cores apresentam uma excelente resistência aos UV. Apresenta uma película flexível e microporosa, com boas propriedades bloqueadoras, é de fácil aplicação e sem cheiro.


Indicado para proteger e embelezar elementos de madeira no exterior, tais como portas, janelas, portadas, podendo também ser utilizado no interior. Pode ser utilizado para repintar superfícies anteriormente pintadas com outros vernizes.


Possui um bom rendimento: 10-12m2/L (em função das condições de aplicação e da absorção do suporte). Disponível em acabamentos Mate, Acetinado e Brilhante.

saber mais ++

Igreja de Santo Ildefonso

Porto

Edificada entre 1709 e 1739, sobre as ruínas de uma antiga igreja, a Igreja de Santo Ildefonso está localizada na Praça da Batalha, no Porto, e é um dos edifícios religiosos mais emblemáticos da cidade. Edificada no estilo barroco e rococó, a frontaria e os lados das torres sineiras estão decorados com cerca de 11.000 azulejos da autoria de Jorge Colaço (autor dos azulejos da Estação ferroviária de S. Bento, no Porto).


No início de 2018 a Igreja vai ser alvo de extensas obras de reabilitação das fachadas exteriores, com substituição das alvenarias que já apresentam alguns sinais de degradação.


Os produtos Diera vão estar presentes na recuperação deste edifício histórico, com a aplicação do promotor de aderência ADITEK P e da argamassa técnica de base cal DIERA RV CAL PLUS, preparando as fachadas para a aplicação do sistema decorativo adequado.

saber mais ++

Igreja do Carmo

Braga

Igreja do Convento do Carmo localiza-se na cidade de Braga, e faz parte do Convento dos Carmelitas. O atual edifício começou a ser edificado em 4 de novembro de 1654, e a ser utilizado no ano seguinte.


Em 1898, a fachada da primitiva igreja estava muito degradada e em 1906 ameaçava ruína, pelo que se iniciaram obras de restauro entre 1908 e 1911 que alteraram profundamente a fachada do edifício, num projeto do arquiteto João de Moura Coutinho de Almeida e Eça.


Mais recentemente começaram as obras de recuperação no interior, com a substituição dos azulejos em tons azuis de padrão geométrico de inspiração floral que estavam danificados, tendo a Diera desenvolvido uma solução personalizada de colagem, específica para os requisitos da obra.


A solução desenvolvida foi uma cola de base cal, utilizada no processo de recolocação dos azulejos. A solução de colagem pouco agressiva foi desenvolvida tendo em mente a eventual necessidade de intervenções de restauro e limpeza no futuro, e permite uma fácil remoção dos azulejos, evitando assim danos às peças de elevado valor patrimonial.

saber mais ++

Casa dos Coimbras

Braga

Localizada em pleno Centro Histórico da cidade de Braga, e adjacente à Capela com o mesmo nome, a Casa dos Coimbras tem a sua origem num palacete erguido no século XVI como residência para eclesiásticos e adquirido por D. João de Coimbra, provisor da Mitra de Braga.


Em 1906 o palacete foi demolido, tendo os elementos arquitectónicos manuelinos sido preservados para a reconstrução do edifício em 1924, do lado oposto da rua, em continuidade com a capela. Atualmente o espaço funciona como Bar e Restaurante.


Para a reabilitação das paredes exteriores do edifício, foi necessária a remoção de todos os elementos não consolidados nas áreas mais degradadas, e aplicação do Promotor de Aderência Aditek P. Após a execução das fachadas com Diera RV Plus foi feito um barramento armado com Diera TH Therm, e acabamento areado com a argamassa de revestimento final Diera RV Fino.


O revestimento decorativo final foi executado com Primário Acrílico Disolcryl e as Tintas Aquosas de alta qualidade Diera Tincryl/Texcryl.

saber mais ++






Recuperar login